Horário de Funcionamento: 8h às 17h30min

Rua Governador Parigot de Souza, 80
Jardim Caiçaras - Londrina/PR
86015-650
(43) 3342-1990
Horário de Funcionamento: 8h às 17h30min

Dia do Professor: Como valorizar o docente para além dessa data comemorativa

A comemoração do Dia do Professor acontece todos os anos no dia 15 de outubro, mas será que uma data é suficiente para valorizar esse profissional? Com certeza não! Por isso, é importante que durante o ano todo, pais, alunos e gestores escolares os valorizem e compreendam a sua importância para a formação dos estudantes e para a educação.

A data comemorativa tem origem em 1827, quando D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil com a regulamentação dos conteúdos, bem como as condições trabalhistas dos profissionais da educação.

Hoje, essa data é sinônimo de comemoração e valorização da figura do professor. Mas e sua escola, ela valoriza o professor ou só presta uma homenagem no dia 15 de outubro? Separamos nesse post 5 ações que você pode fazer para valorizar esse profissional ao longo de todo o ano e não só no Dia do Professor. Vamos ver?

1. Esteja sempre disponível e aberto para o diálogo

A primeira ação que listamos aqui faz parte das competências e habilidades de um bom líder: estar sempre disponível e aberto para o diálogo.

Quando os gestores escolares estão acessíveis para sua equipe pedagógica, eles estão mais disponíveis também para escutar os professores e entender sua realidade. Um pequeno gesto como esse aproxima o gestor do professor e também cria um laço de confiança entre eles.

2. Dê voz a eles

Durante o ano todo, lembre de dar voz aos seus professores. Mais do que os ouvir, você deve escutá-los. Por isso, além de entender suas demandas, os inclua nas decisões tomadas pela instituição no que diz respeito à equipe docente.

Além disso, é muito importante que, nesse processo, a gestão estimule a participação dos professores nas decisões – sempre que possível – e que reforce a transparência da instituição, de forma a valorizar o grupo.

3. Motive seus professores

Proponha desafios aos professores para que eles se sintam motivados a buscar qualificação constante e aprimoramento técnico, que promovam seu desenvolvimento profissional e contribuam com a qualidade da rotina escolar. 

Contudo, a motivação vai além da evolução profissional. É fundamental criar oportunidades para destacar, também, as qualidades e os pontos fortes na atuação de cada um, contribuindo para o reconhecimento e desenvolvimento pessoal.

4. Promova a formação continuada do professor

Valorizar seus professores para além do Dia do Professor é também promover a formação continuada de seus docentes, seja como uma iniciativa da escola ou em parceria com um Sistema de Ensino. Portanto, é importante que a instituição ofereça cursos, palestras e workshops para desenvolver seus professores e atualizá-los com as competências necessárias ao séc. XXI, como o protagonismo do aluno e o uso de novas tecnologias.

5. Incentive o trabalho em equipe

Valorize e incentive também o trabalho em equipe de sua equipe docente. Mostre a importância de se trabalhar em grupo e reforce que todos os seus professores estão em prol de um único objetivo: oferecer uma qualidade de ensino excelente, com foco na formação e no desenvolvimento dos alunos.

Com esse trabalho você estará valorizando não só o professor, mas também seus alunos e sua escola, uma vez que com a coletividade, o desempenho da equipe será melhor e consequentemente todos irão promover um ensino de qualidade.

Todas as ações que elencamos nesse texto são algumas formas de valorizar o docente. Mas além desses pontos, não esqueça da importância do Dia do Professor e de realizar uma homenagem aos docentes de sua escola no dia 15 de outubro.

 

Fonte: https://blog.sae.digital/conteudo/dia-do-professor-valorizar-o-docente/